quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pais

Tema da semana
Pais”
De 24/02/2014 a 02/03/2014

Emmanuel

Assumir compromissos na paternidade e na maternidade constitui engrandecimento do espírito, sempre que o homem e a mulher lhes compreendam o caráter divino.

Infelizmente, o Planeta ainda apresenta enorme percentagem de criaturas mal- avisadas relativamente a esses sublimes atributos.

Grande número de homens e mulheres procuram prazeres envenenados nesse particular. Os que se localizam, contudo, na perseguição à fantasia ruinosa, vivem ainda longe das verdadeiras noções de humanidade e devem ser colocados à margem de qualquer apreciação.

Urge reconhecer, aliás, que o Evangelho não fala aos embriões da espiritualidade, mas às inteligências e corações que já se mostram suscetíveis de receber-lhe o concurso.

Os pais do mundo, admitidos às assembleias de Jesus, precisam compreender a complexidade e grandeza do trabalho que lhes assiste. É natural que se interessem pelo mundo, pelos acontecimentos vulgares, todavia, é imprescindível não perder de vista que o lar é o mundo essencial, onde se deve atender aos desígnios divinos, no tocante aos serviços mais importantes que lhes foram conferidos. Os filhos são as obras preciosas que o Senhor lhes confia às mãos, solicitando-lhes cooperação amorosa e eficiente.

Receber encargos desse teor é alcançar nobres títulos de confiança. Por isso, criar os filhinhos e aperfeiçoá-los não é serviço tão fácil.

A maioria dos pais humanos vivem desviados, através de vários modos, seja nos excessos de ternura ou na demasia de exigência, mas à luz do Evangelho caminharão todos no rumo da era nova, compreendendo que, se para ser pai ou mãe são necessários profundos dotes de amor, à frente dessas qualidades deve brilhar o divino dom do equilíbrio.


Do livro “Vinha de luz”.
Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
---
OS PAIS
-Diz-me, bela Angelina,
com teus dotes naturais:
Como interpretas teus pais,
Minha galante menina?

-Meus pais, amiga querida,
São estrelas de amor,
Que Jesus, Nosso Senhor,
Me concedeu para a vida.

Amigos, como ninguém,
Conduzem-me ao bom caminho
E ensinam-me, com carinho,
O amor, a verdade e o bem.

No lar, que é meu doce abrigo,
São meus ternos protetores;
Bondosos, encantadores,
Nunca se cansam comigo.

Meus pais, em verdade, são
Meus anjos bons conta o mal!...
Mas... que dizes, afinal,
De minha definição?

-Disseste bem, Angelina,
Nossos pais e companheiros
São sublimes mensageiros
Da Providência Divina.
João de Deus
Fragmento extraído do livro “Jardim de infância”.
Psicografia de Francisco Cândido Xavier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.