Tema Especial
“Ciência e
Espiritismo”
de 23/07/2012 a
29/07/2012
Irmão X
Grande contingente de
estudiosos das teses espiritistas pleiteia agora uma situação
especial de evidência para o Espiritismo estritamente científico,
pugnando pelo esquecimento dos tesouros evangélicos. Alguns vão ao
extremo de condenar a prática da prece. Outros apontam as tarefas de
consolação com uma pontinha de ridículo na observação impensada
e mordaz. A invocação dos ensinamentos do Cristo provoca-lhes
estranheza no coração. São discípulos que esqueceram suas
origens, olvidando o carinho das mãos dedicadas que lhes guiam os
passos vacilantes do princípio.
Querem fenômenos e
prosélitos.
Seria interessante para
os novos trabalhadores do Evangelho povoarem seus centros de oração
e de estudo com balanças, agulhas, trenas e máquinas elétricas. No
meio de todo esse aparelhamento, haveria uma cátedra para o estranho
Colombo, disposto à maravilhosa descoberta do plano espiritual,
sentado calmamente em sua cadeira. A operação mais difícil seria
encontrar o Espírito verdadeiramente sábio e amigo, que viesse de
sua adaptação aos desígnios de Deus para tocar o botão misterioso
da maquinaria humana, como o pequeno vagabundo contratado
repentinamente, nos palcos improvisados, para os toques da mágica
imprevista.
É certo que ninguém
poderá excluir as características científicas no exame
transcendente do intercâmbio entre os vivos da Terra e os vivos do
Infinito. Toda indagação séria é justa e toda análise
conscienciosa produzirá os frutos doces da verdade. Charles Richet,
com toda a sua impertinência de pesquisador, prestou grande serviço
à divulgação dos novos ensinamentos; suas perquirições
desapaixonadas e incessantes impuseram respeito aos valores
psíquicos, entre os espíritos mais empedernidos de nossa época.
Mas, entre a mentalidade
indagadora e a mentalidade leviana existe considerável distância.
A grande questão de
todos os tempos não é propriamente a de conhecer, mas a de entender
a finalidade do conhecimento.
O Espiritismo constitui a
porta da esperança para um mundo melhor. Seus fenômenos representam
chamamentos comuns para uma compreensão mais elevada dos valores da
vida. O intercâmbio entre a natureza visível e a invisível conduz
a profundas ilações de ordem moral, que é necessário não
esquecer. Sua expressão religiosa com o Cristo tem de ser essencial.
Sua mensagem permanente tem no Evangelho os primórdios eternos. Nada
poderá realizar de substancialmente útil,sem aquele Divino Amigo
dos homens.
Instalar mais uma ciência
puramente intelectual, onde todas as expressões científicas de
cérebro sem o coração já faliram desastradamente, no capítulo da
elevação real da criatura, não constituiria uma leviandade de
consequências fatais?
A plataforma espiritista,
em todos os lugares, será, antes de tudo, uma aleluia dos corações.
Suas vozes deverão reviver as lições incompreendidas daquele
Mestre amoroso e sábio que veio salvar os pecadores.
O Evangelho está repleto
das expressões “subir ao monte”. Jesus pregava no
“monte”. Comumente, os discípulos iam encontrá-lo ali, de modo a
lhe ouvirem o ensinamento.
Nós, entretanto, os
espíritos pobres e endividados, que nos encontremos em esforços de
auto reajustamento sobre a Terra, na carne ou fora de seus liames,
constituímos a pesada multidão de seres indecisos no vale sombrio
da morte, da enfermidade, do sofrimento. Para encontrarmos o Cristo,
é indispensável a viagem difícil da montanha. É preciso alçar o
coração, no sacrifício, e marchar, marchar, não obstante todos os
apelos das ambições desvairadas, vencendo as sugestões do egoísmo
e da tentação do bem-estar,que, por vezes, se manifestam,
inesperadamente, nas observações afetuosas, de timbre familiar.
A realização cristã,
que é o primeiro programa do Espiritismo santificante, não se
conquista tão-só com as rotulagens científicas e deduções
filosóficas, mais ou menos brilhantes. Os antepassados dos
discípulos atuais, nas diversas famílias religiosas do
Cristianismo, adquiram os valores da fé com a própria vida. Para
conduzirem um mundo que se perdia na destruição e na indiferença,
a tomar conhecimento do Cristo, nunca se vestiram com a túnica da
inconstância. Padeceram e morreram. Deram-se em holocausto,
imolando-se a si próprios
A inquietação tem sido
um mal de todos os séculos. Mas, seria justo perguntarmos ao homem
dos tempos que correm, quando os problemas da profundidade submarina
e da estratosfera o preocupam, porque se espanta consigo próprio,
entre as muralhas dos livros de paz e as ruínas fumegantes das
guerras.
Enquanto o Espiritismo se
constitui em fonte de alívio para a compacta fileira de infelizes
que buscam ansiosamente as suas águas confortadoras e claras, alguns
de seus estudiosos se deixam empolgar pela mania das novidades,
ansiosos pela atenção balofa dos publicistas sem consciência dos
valores sentimentais.
De nossos núcleos, temos
de afirmar que, sem a sintonia com o Cristo,qualquer edificação
será inútil.
Taunay, em suas
“Reminiscências”, conta que o conselheiro Paulino José Soares
de Souza era o provedor da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de
Janeiro, quando as autoridades republicanas, logo após a queda do
Império, o intimaram a eliminar o “Deus guarde” dos seus
expedientes oficiais, nas relações com o Governo.
Mas o Conselheiro
experiente respondeu sem titubear;
-Não me é possível
aceder às indicações de V.Exª, porquanto, neste estabelecimento,
ainda há Deus e nem se pode dispensá-lo, entre tantos sofrimentos e
misérias dos homens.
E prosseguiu com as
mesmas expressões.
Aos que nos disseram de
um Espiritismo científico apenas, tomados pelo entusiasmo fácil dos
jogos de palavras, responderemos igualmente:
-Não nos seria lícito
seguir em vossas águas, porque, entre nós, antes de tudo,
prevalecem os fundamentos da verdade com Jesus Cristo e, considerando
a extensão de nossas necessidades, não sabemos daqui a quantos
séculos poderemos pensar em modificação das velhas fórmulas.
Livro: Pontos e Contos
Psicografia Francisco Cândido Xavier - Pelo espírito: Irmão X
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