segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

LOUVOR AO LIVRO ESPÍRITA


Tema da semana: “O CONSOLADOR PROMETIDO” de 30/01/2012 a 05/02/2012

Joanna de Ângelis


Fixa-se na epopeia da Boa Nova o verbo divino relatado pela palavra dos evangelistas, retratando a jornada do inesquecível Rabi Galileu, ensejando à posteridade de todos os tempos a incomparável mensagem de redenção para os homens.
Antes  disso,  desde  Hamurabi,  que  registrava  em  estelas  de  pedras  a intuão do Alto, dando origem aos códigos de moral que norteariam os passos das criaturas na direção do bem, homens inspirados, heróis do pensamento e santos da ação relevante, gravaram as instruções do Mundo Superior, em tijolos, pedras, papiros, peles, pergaminhos, madeiras e papel, oferecendo preciosos legados para as idades futuras, como contribuão inalienável da felicidade humana.
Em todas as épocas, desde as mais recuadas, o verbo, ora na eloquência do discurso oral, ora através do livro abençoado, tem sido mensagem de Deus que chega à Terra, a fim de conclamar mentes e corações ao nobre minisrio da evolução.
Retratando  estágios  das  diversas  civilizações,  construindo  ideias, levantando imrios, a palavra sadia é semente de luz atirada ao solo dos séculos pela excelsa providência de Nosso Pai, atestando a Sua comunhão com as criaturas.
Foi  por  essa  razão  que  os  Espíritos  Superiores,  encarregados  de apresentar ao emérito Codificador do Espiritismo as linhas sicas da Religião da Humanidade para o porvir, foram peremptórios nos postulados do amor e da instrução, como corolários essenciais da Caridade.
No amor o homem sublima os sentimentos e marcha no rumo nobilitante da felicidade, amparando e ajudando em nome de Jesus.
Mediante a instrução, a criatura se liberta das amarras da ignorância, estabelecendo a ponte de luz entre os abismos que o separam dos objetivos que persegue.
A instrução, no sentido superior da educação, que é construção e preservação da paz no íntimo, consegue conduzir o amor, para que este não se entorpeça nem se envileça ante as paixões individuais ou as expressões poderosas de  grupos, refletindo aquele sentimento com  o  qual Jesus nos amou.
Assim considerando, ontem como hoje, o livro é o da vida, preparado com o trigo da sabedoria para sustentação das criaturas todos os dias.

* * *

Quando o canhão ameaça e a bomba dizima, o livro consegue silenciosamente modificar o statu quo e erguer os ideais que jazem amortalhados sob o pavor ou dormem em baixo das cinzas da destruão, ou vencidos  pelas  labaredas do  ódio,  de  modo  a  renovar  as  expressões da criatura em nome da paz, da liberdade e do amor.
O livro espírita, nesse sentido, guarda o hálito superior da vida para a manutenção das aspirações da Terra, no justo momento em que desajustados, os indiduos se atiram em louca e desabalada correria pelos sombrios meandros da indiferença, do descaso, do cinismo e da criminalidade.

O  livro espírita, preservando a palavra do Mundo Maior para a clarificação do mundo menor, transcende a ppria contextura, pois que nele são registradas as experiências dos que passaram pela Terra e superaram o portal de cinza e lama da sepultura.
Bem-aventurado seja, pois, aquele que esparze alegria, o que doa pão, o que oferta medicamento, o que distende linfa generosa, o que concede agasalho, mas, sobretudo, o que planta o futuro, luarizando com a palavra espírita  inserta  no  livro  libertador  a  grande  noite  da  ignorânciana  qual padecem os espíritos jugulados ao passado delituoso ou atados às reminiscências dolorosas sob o talante com que renasceram para resgatar e libertar-se.
Jesus, o Mestre por excelência, até hoje trabalha, ensina e, tomando a Natureza como motivação superior, dela faz um livro divino para ofertar-nos preciosas lições de amor e sabedoria com que prossegue conclamando-nos à ventura plena e à paz integral.
Semeemos, pois, o livro espírita, e estaremos libertando desde agora o mundo de amanhã, com a madrugada da Era Nova de que o Espiritismo se faz mensageiro.

*

Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviaem meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fa recordar tudo o que vos tenho dito”.
João: capítulo 14º, versículo 26.

*

Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me, O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem que lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz com que germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso no seio da Humanidade e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis.
Capítulo 6º — Item 5.

Psicografia de Divaldo Franco – do Livro Florações Evangélicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.