quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Serão consolados

Tema da semana
Consolo
De 05/01/2015 a 11/01/2015


Joanna de Ângelis


Nem todos aflitos, pom... Muitos que sofrem engendraram as aflições de que se tornaram vítimas inermes. Carregam o sofrimento aspirando e exalando o gás da ira mal dissimulada com que mais se intoxicam e mais envenenam em derredor. Pessoas aflitas esmagam-se nas paredes estreitas da usura, de que se não libertam; estertoram nas garras do ciúme que as enceguecem; desagregam-se sob os camartelos da insatisfação face aos prazeres dissolventes; transitam em sofreguidão contínua ao estridor da revolta que as agoniam; turbam-se nas densas nuvens da desesperança; tombam, desfalecidas, nas urdiduras do desânimo. Toda aflição se fixa em raízes que devem ser extirpadas. Algumas possuem causas atuais, enquanto outras se prendem ao passado espiritual, constituindo tais fatores a justiça impertérrita que alcaa os infratores dos códigos divinos do amor e do equilíbrio.

Aflições de vário porte conduzem ao crime de muitas denominações. Somente a aflição resignada e confiante, de pronto receberá consolo. A chuva que reverdece a terra crestada, em tempestade,  aniquila  colheitas,  despedaça  jardins,  carcome  o solo... O repouso sensato refaz as forças; prolongado, anestesia os esmulos, entorpecendo a vontade e a ação. Aflitos que,o obstante, em lágrimas, atendem alheio pranto; apesar de perseguidos, não se fazem perseguidores; embora sob injustiça, confiam na probidade; sem embargo, enfermos, estimam a saúde do próximo; todavia, incompreendidos, desculpam e sustentam a coragem do bem; no entanto, esfaimados, alevantam o ânimo onde se encontram; mesmo em quase alucinação, tal a monta de problemas e dificuldades, recorrem à oração refazente e à meditação renovadora - serão consolados! Nem todos os aflitos, pom, lograrão consolação.

Há os que impõem tais ou quais medidas a fim de saciar-se; que esperam este ou aquele resultado com que pensam comprazer- se; que situam esse ou outro fator como único pelo qual se apaziguariam; uma ou duas únicas opções para fruírem felicidade e, entretanto, o recursos da ilicitude, quando não dos caprichos que estão sendo disciplinados pela própria aflição...

Trasladarão oportunidades, adiarão benesses, sofrerão... Não podem ser consolados, porquanto, o aspiram a conforto e sim desforço, triunfo, vanglória. Nicodemos possuía vidas honestas - foi esclarecido. Marta inquietava-se no ado zelo exagerado - recebeu diretriz; Zaqueu dispunha de moedas azinhavradas - trocou-as pelos tesouros imperecíveis. Madalena fossilava na perversão obsidente - conseguiu curar-se. Antes, aflitos, abriram-se ao consolo vertido das mãos de Jesus Cristo. Indispensável valorizar a aflição, sopesando-a com discernimento, de modo a conduzi-la às fontes inexauveis do Evangelho em clima de serenidade, respeito e amor. Ali, todas as dores se acalmam, todas as lágrimas se enxugam, todos os aflitos o consolados.

Psicografia de Divaldo Franco do livro “Celeiro de Bênçãos”

Saudade, doce esperança,
Consolo de quem quer bem...
Visão da felicidade
Que faz que vem mas não vem.
Antônio Azevedo
Livro Trovadores do Além
Psicografia de Chico Xavier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.