quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pertinácia da obsessão

Tema da semana
Perseguidores
De 19/01/2015 a 25/01/2015


Joanna de Ângelis


Cerco de longo curso, a pouco e pouco a obsessão logra pequenos êxitos que se transformam em áreas conquistadas na mente, até o momento de estabelecer-se em definitivo. Sutil, às vezes, mas, pertinazmente, a ideia infeliz se vai fixando e substituindo as imagens otimistas que desaparecem, cedendo lugar que se converte em campo de sombras. Ciúme aqui, inveja ali, ira adiante, formam o trngulo dominador que faz soçobrarem os melhores esquemas de equilíbrio por aceitação da invigilância.

De quando em quando, irrompe em crise que passa, deixando, porém, lamentáveis vesgios, como desgaste emocional, cansaço físico e mental improcedentes, amargura ou excitação. Repetindo-se com frequência, substitui os períodos de paz pelos da inquietação, sendo os estágios de harmonia breves pausas, no tumulto da quase permanente insatisfação e irascibilidade.

Nem sempre a obsessão se instala de chofre. Quando tal ocorre, o processo de fixação tem procedência em larga faixa de tempo, conseguida imperceptivelmente. Mentes comungam com mentes que se lhes assemelham. Espíritos sintonizam com espíritos que lheso afins. Pessoas sincronizam com pessoas em quem se comprazem. Quando se cultiva azedume e se dá guarida a suspeitas, ocorrem colheitas de desespero como de infelicidade.

Justo recorrer-se à terapêutica preventiva, quanto possível, e, percebendo-se instaladas as matrizes obsessivas, mister desdobrarem-se sérios esforços, pois o problema urge na sua gravidade, exigindo procedimento de largo porte e imediata decisão. Enfermidade perigosa, a obsessão gera desgovernos lastimáveis e dores lancinantes, difíceis de serem catalogados ou descritos...

As vidas passadas reaparecem na presente, em expressões várias, como através daqueles que deixaste na retaguarda, graças ao mau caráter que te era peculiar. Ressurgem como cobradores, os que foram tuas vítimas. Conhecem-te como és eo como desejas ser. Por isso, o creem nos teus propósitos, senão quando os testificas por meio de honestas atitudes superiores a que te afervoras e cujos propósitos vitalizas.

o pertinazes os fomentadores das obsessões. Conquista-os, através das ações elevadas. o s guarida, desse modo, às impressões nefandas no recesso do teu espírito. Reage com todas as forças à maledincia, à inveja, ao ciúme, à ambição, às paixões, em suma, perturbadoras. Policia a ngua nos momentos infelizes a fim de que o te arrependas tardiamente. Simpatia e cordialidade o construções laboriosas. Distonia e perturbação, ao inverso, m origem no passado propagam-se e fixam-se facilmente.

o titubeies, nem te permitas desaires. Convocado ao trabalho renovador da própria redenção, encara o compromisso assumido, deixa à margem melindres, facécias, ilusões e avança para Jesus, em definitivo, reparando erros, reconquistando posição e perseverando otimista, sempre leal ao bem, até o fim.

Psicografia de Divaldo Franco do livro “Celeiro de Bênçãos”

OBSESSÃO NO ALÉM
Cornélio Pires
(…)
Obsessão, meu amigo,
Traçada em linhas gerais,
É sempre desequilíbrio
No apego quando é demais.
(…)

“CONVERSA FIRME”, de Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.