Tema da semana
“Todo
aquele que se eleva será rebaixado ”
de 20/08/2012 a
26/08/2012
Aquele que se eleva
será rebaixado
Allan Kardec
3. Por essa ocasião,
os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Quem é
o maior no reino dos céus?” - Jesus, chamando a si um menino, o
colocou no meio deles e respondeu: “Digo-vos, em verdade, que, se
não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no
reino dos céus. - Aquele, portanto, que se humilhar e se
tornar pequeno como esta criança será o maior no reino dos céus -
e aquele que recebe em meu nome a uma criança, tal como acabo de
dizer, é a mim mesmo que recebe.” (S.
MATEUS, cap. XVIII, vv. 1 a 5.)
4. Então, a mãe dos
filhos de Zebedeu se aproximou dele com seus dois filhos e o adorou,
dando a entender que lhe queria pedir alguma coisa. - Disse-lhe ele:
“Que queres?” “Manda, disse ela, que
estes meus dois filhos tenham assento no teu reino, um à sua direita
e o outro à sua esquerda.” - Mas, Jesus respondeu, “Não sabes o
que pedes; podeis vós ambos beber o cálice que eu vou beber?”
Eles responderam: “Podemos.” - Jesus lhes replicou:
“É certo que bebereis o cálice que eu beber; mas, pelo que
respeita a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não
me cabe a mim vo-lo conceder; isso será para aqueles a quem meu Pai
o tem preparado.” - Ouvindo isso, os dez outros apóstolos se
encheram de indignação contra os dois irmãos. - Jesus, chamando-os
para perto de si, lhes disse: “Sabeis que os príncipes das nações
as dominam e que os grandes os tratam com império. - Assim não deve
ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se
o maior, seja vosso servo; - e, aquele que quiser ser o
primeiro entre
vós seja
vosso escravo;
- do mesmo modo
que o Filho do
Homem não veio para ser servido, mas para
servir e dar a vida pela redenção de muitos.” (S.
MATEUS, capítulo XX, vv. 20 a 28.)
5. Jesus entrou em dia
de sábado na casa de um dos principais fariseus para aí fazer a sua
refeição. Os que lá estavam o observaram. - Então, notando que os
convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola,
dizendo: “Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o
primeiro lugar, para que não suceda que, havendo entre os convidados
uma pessoa mais considerada do que vós, aquele que vos haja
convidado venha a dizer-vos: dai o vosso lugar a este, e vos vejais
constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. -
Quando fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de
que, quando aquele que vos convidou chegar, vos diga: meu amigo,
venha mais para cima. Isso então será para vós um motivo de
glória, diante de todos os que estiverem convosco à mesa;
- porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele
que se abaixa será elevado." (S.
LUCAS, cap. XIV, vv. 1 e 7 a 11.)
6. Estas máximas
decorrem do princípio de humildade que Jesus não cessa de
apresentar como condição essencial da felicidade prometida aos
eleitos do Senhor e que ele formulou assim: "Bem-aventurados os
pobres de espírito, pois que o reino dos céus lhes pertence."
Ele toma uma criança como tipo da simplicidade de
coração e diz: "Será
o maior no reino dos céus aquele que se humilhar e
se fizer pequeno como uma criança, isto
é, que nenhuma pretensão alimentar à superioridade ou à
infalibilidade.
A mesma ideia fundamental
se nos depara nesta outra máxima: Seja vosso
servidor aquele que quiser tornar-se o maior,
e nesta outra: Aquele que se humilhar será exalçado e
aquele que se elevar será rebaixado.
O Espiritismo sanciona
pelo exemplo a teoria, mostrando-nos na posição de grandes no mundo
dos Espíritos os que eram pequenos na Terra; e bem pequenos, muitas
vezes, os que na Terra eram os maiores e os mais poderosos. E que os
primeiros, ao morrerem, levaram consigo aquilo que faz a verdadeira
grandeza no céu e que não se perde nunca: as virtudes, ao
passo que os outros tiveram de deixar aqui o que lhes constituía a
grandeza terrena e que se não leva para a outra vida: a riqueza, os
títulos, a glória, a nobreza do nascimento. Nada mais possuindo
senão isso, chegam ao outro mundo privados de tudo, como náufragos
que tudo perderam, até as próprias roupas. Conservaram apenas o
orgulho que mais humilhante lhes torna a nova posição, porquanto
veem colocados acima de si e resplandecentes de glória os que eles
na Terra espezinharam.
O Espiritismo aponta-nos
outra aplicação do mesmo princípio nas encarnações sucessivas,
mediante as quais os que, numa existência, ocuparam as mais elevadas
posições, descem, em existência seguinte, às mais ínfimas
condições, desde que os tenham dominado o orgulho e a ambição.
Não procureis, pois, na Terra, os primeiros lugares, nem vos
colocar acima dos outros, se não quiserdes ser obrigados a descer.
Buscai, ao contrário, o lugar mais humilde e mais modesto, porquanto
Deus saberá dar-vos um mais elevado no céu, se o merecerdes.
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