Tema
da semana
“Notícias
Históricas”
de
17/06/2013 a 23/06/2013
Allan
Kardec
Deus
é único e Moisés é o Espírito que Ele enviou em missão para
torná-lo conhecido não só dos hebreus, como também dos povos
pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que se serviu Deus para
se revelar por Moisés e pelos profetas, e as vicissitudes por que
passou esse povo se destinavam
a chamar a atenção geral e a fazer cair o véu que ocultava aos
homens a divindade.
Os
mandamentos de Deus, dados por intermédio de Moisés, contêm o
gérmen da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia,
porém, restringiam-lhe o sentido, porque, praticada em toda a sua
pureza, não na teriam então compreendido. Mas, nem por isso os dez
mandamentos de Deus deixavam de ser um como frontispício brilhante,
qual farol destinado a clarear a estrada que a Humanidade tinha de
percorrer.
A
moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de adiantamento em
que se encontravam os povos que ela se propunha regenerar, e esses
povos, semi selvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam
compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por
meio de holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. Notável
do ponto de vista da matéria e mesmo do das artes e das ciências, a
inteligência deles muito atrasada se achava em moralidade e não se
houvera convertido sob o império de uma religião inteiramente
espiritual. Era-lhes necessária uma representação semimaterial,
qual a que apresentava então a religião hebraica. Os holocaustos
lhes falavam aos sentidos, do mesmo passo que a ideia de Deus lhes
falava ao espírito.
O
Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral
evangélico cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens
e torná-los irmãos; que há de fazer brotar de todos os corações
a caridade e o amor do próximo e estabelecer entre os humanos uma
solidariedade comum; de uma moral, enfim, que há de transformar a
Terra, tornando-a morada de Espíritos superiores aos que hoje a
habitam. E a lei do progresso, a que a Natureza está submetida, que
se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se
utiliza para fazer que a Humanidade avance.
São
chegados os tempos em que se hão de desenvolver as ideias, para que
se realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus. Têm
elas de seguir a mesma rota que percorreram as ideias de liberdade,
suas precursoras. Não se acredite, porém, que esse desenvolvimento
se efetue sem lutas. Não; aquelas ideias precisam, para atingirem a
maturidade, de abalos e discussões, a fim de que atraiam a atenção
das massas. Uma vez isso conseguido, a beleza e a santidade da moral
tocarão os espíritos, que então abraçarão uma ciência que lhes
dá a chave da vida futura e descerra as portas da felicidade eterna.
Moisés abriu o caminho; Jesus continuou a obra; o Espiritismo a
concluirá. – Um Espírito israelita. (Mulhouse, 1861.)
Um
dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a
verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois
da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e
obscuridade, o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos
profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a
vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o
trovão. Sede firmes!
O
Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias
leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina
tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência,
desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao
bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas.
Como
sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à
Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito séculos e
apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio. Cristãos,
voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que
crê e ama; o amor o enche de inefável alegria. Sim, meus filhos, o
mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente;
dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes
derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas,
que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.
A
revolução que se apresta é antes moral do que material. Os grandes
Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós,
obreiros esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde,
porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de areia, não
existiriam as montanhas. Assim, pois, que estas palavras - "Somos
pequenos" - careçam para vós de significação. A cada um a
sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o
edifício de sua república e imperceptíveis animálculos não
elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz
universal, que não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e
marchai para frente; a lei dos mundos é a do progresso. Fénelon.
(Poitiers, 1861.)
Santo
Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do Espiritismo.
Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la na
vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa
falange do Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais
sólidos esteios. Como vários outros, foi arrancado ao paganismo, ou
melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor da verdade. Quando,
entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular
vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade
estava alhures, que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando,
afinal, no seu caminho de Damasco, também lhe foi dado ouvir a santa
voz a clamar-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"
exclamou: "Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!"
E desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do
Evangelho. Podem ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente
espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas
palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou
convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos,
revelando-me o que nos espera na vida futura. Que ensinamento
nessas palavras e que retumbante previsão da doutrina porvindoura!
Essa a razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a
verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso
disseminador e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos
os que o chamam. – Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris,
1863.)
Nota.
– Dar-se-á venha Santo Agostinho demolir o que edificou?
Certamente que não. Como tantos outros, ele vê com os olhos do
espírito o que não via enquanto homem. Liberta, sua alma entrevê
claridades novas, compreende o que antes não compreendia. Novas
ideias lhe revelaram o sentido verdadeiro de algumas sentenças. Na
Terra, apreciava as coisas de acordo com os conhecimentos que
possuía; desde que, porém, uma nova luz lhe brilhou, pôde
apreciá-las mais judiciosamente Assim é que teve de abandonar a
crença, que alimentara, nos Espíritos íncubos e súcubos e o
anátema que lançara contra a teoria dos antípodas. Agora que o
Cristianismo se lhe mostra em toda a pureza, pode ele, sobre alguns
pontos, pensar de modo diverso do que pensava quando vivo, sem deixar
de ser um apóstolo cristão. Pode, sem renegar a sua fé,
constituir-se disseminador do Espiritismo, porque vê se cumprir o
que fora predito. Proclamando-o, na atualidade, outra coisa não faz
senão nos conduzir a uma interpretação mais acertada e lógica dos
textos. O mesmo ocorre com outros Espíritos que se encontram em
posição análoga.
Do
livro “Evangelho segundo o espiritismo”.
---
A
NOVA GERAÇÃO
A
nova geração marchará, pois,
para
a realização de todas as ideias
humanitárias
compatíveis com o
grau
de adiantamento a que houver chegado.
Avançando
para o mesmo alvo e realizando seus objetivos,
o
Espiritismo se encontrará com ela no mesmo terreno.
Os
homens progressistas descobrirão nas ideias espíritas,
uma
poderosa alavanca e o Espiritismo achará,
nos
novos homens, Espíritos inteiramente dispostos a acolhê-lo.
Allan
Kardec
Do Livro " A Gênese"
Fonte:
O reformador, Outubro/2010, p. 30-31.
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